Fluído Não Newtoniano

Essa experiência é bem curiosaaa!!! Você já ouviu falar de um líquido que quer ser sólido??? Não é mágica é ciência!!!

Materiais Necessários

  • Um recipiente (se preferir pode usar o transparente, para colocar o corante);

  • Amido de milho (mais conhecido como Maizena);

  • Água (se preferir pode colocar corante para ficar mais atrativa);

  • Colher (para fazer a mistura).

Como fazer o experimento

Em um recipiente coloque uma quantidade de amido de milho;

Vá despejando a água pouco à pouco e mexa a mistura com a colher, até ela adquirir a consistência semelhante de uma massa de bolo, de um leite condensado;

A mistura ficou verde, porque corante azul com corante amarelo resulta na cor verde. Agora bata com o dedo indicador na mistura rapidamente, pode fazer esse procedimento mais de uma vez;

Depois coloque o dedo indicador lentamente e tire. Você percebeu alguma diferença???

Concorda que parece com a sensação de uma areia movediça!!!???

Explicação

Por que quando batemos com o dedo indicador na mistura ela fica sólida e quando colocamos o dedo indicador lentamente na mistura ela torna-se líquida?

Essa mistura é um fluído. Fluído é uma substância que apresenta capacidade de fluir ou escoar. Dessa maneira, os líquidos, os gases e os sólidos elásticos são definidos como fluídos e podem ser classificados como newtonianos e não newtonianos. Os fluídos newtonianos possuem uma viscosidade constante, ou seja, não sofrem alteração quando aplicada uma força, alguns exemplos são a água, o leite e os óleos vegetais. Já os fluídos não newtonianos, como ketchup e o amido de milho, são aqueles que não possuem uma viscosidade bem definida, assim sua viscosidade varia conforme o a força aplicada.

Portanto, essa mistura que fizemos além de ser um fluído, é classificada como um fluído não newtoniano, pois quando batemos com o dedo indicador na mistura, ela sofre muita pressão, ficando dura, sólida, como se fosse uma pedra, mas quando colocamos o dedo indicador lentamente na mistura, ela não sofre muita pressão e volta a ser líquida. Daí o efeito areia movediça!!!