Condessa de Lovelace

Você sabia que a primeira pessoa a receber o título de programador da história foi uma mulher? 

Augusta Ada Byron, nasceu em 10 de dezembro de 1815 em Londres e mais tarde ficou conhecida como Condessa de Lovelace ao casar-se com William King que recebeu o título de Conde de Lovelace em 1938. Os seus pais o poeta Lord Byron e Annabella Milbanke Byron separaram dois meses após o seu nascimento, ela herdou traços peculiares como o espírito romântico do seu pai e a paixão pela ciência da sua mãe produzindo uma combinação em Ada que ela chamou de “ciência poética”. 

Foi educada por tutores e muito incentivada aos estudos abrangendo áreas como matemática e lógica. Aos 17 anos de idade assistiu a uma apresentação da máquina analítica de Charles Babbage no qual consistia em realizar operações básicas de matemática. Para a época era fantástico e de tamanha importância devido a complexidade e ao avanço que significaria. 

O papel mais importante de Ada para o projeto da máquina foi o fato de compreender o que Babbage propôs com o invento e além de números ela acrescentou notação simbólica, incluindo a musical e artística. 

O algoritmo criado por Ada calculava a sequência de Bernoulli, conhecida também como a Lei dos Grandes Números. Segundo esse teorema, caso se conheça a probabilidade de ocorrência de um evento num experimento aleatório, será possível indicar quais são as expectativas da frequência da sua ocorrência uma vez que o mesmo experimento seja repetido um número considerável de vezes sob condições semelhantes.

Ela traçou quatro conceitos que moldaram a nossa computação atual: 

  • Imaginou uma máquina de propósito geral capaz não só de executar tarefas pré-programadas, mas também de ser reprogramada para executar uma gama praticamente ilimitada de operações.
  • A ideia de que tal máquina poderia lidar com muito mais do que cálculos matemáticos, ou seja, qualquer parte de conteúdo, dados ou informações – música, texto, imagens, números, símbolos, sons, vídeo – poderia ser expressa em forma digital e manipulada por máquinas.
  • Um esboço de passo a passo do funcionamento do que conhecemos agora um programa de computador ou algoritmo.
  • A questão de saber se as máquinas podem pensar de forma independente no qual trabalhamos hoje.

Faleceu em 1852, de um câncer de útero progressivamente debilitante, quando ela tinha 36 anos de idade, foi capaz de vislumbrar um futuro em que as máquinas se tornariam parceiros da imaginação humana e onde a sua apreciação pela ciência poética levou-a celebrar uma máquina de cálculo que foi dispensada pelo meio científico de seu tempo, porém semeando conceitos para uma era digital que floresceu anos mais tarde.

Essa máquina foi reconhecida como o primeiro modelo de computador já construído, e as notas da matemática ficaram marcadas como a primeira descrição de um computador e de um software.

Referências

GNIPPER, P. Mulheres Históricas: Ada Lovelace, a primeira programadora de todos os tempos. Canaltech. Junho, 2016. Disponível em: <https://canaltech.com.br/curiosidades/mulheres-historicas-ada-lovelace-a-primeira-programadora-de-todos-os-tempos-71395/>. Acesso em: 14 de jan. de 2019.
POPOVA, M. Como Ada Lovelace, filha de Lord Byron, se tornou a primeira programadora do mundo. Comunidade Programaria. Dezembro, 2016. Disponível em:<https://www.programaria.org/como-ada-lovelace-filha-de-lord-byron-se-tornou-primeira-programadora-mundo/>. Acesso em: 14 de jan. de 2019.