Emmy Noether
Por Thais Santiago em março 6, 2018
Amalie Emmy Noether foi uma matemática alemã de origem judaica, nascida em 23 de Março de 1882, é conhecida pelas suas contribuições de fundamental importância aos campos de física teórica e álgebra abstrata. É considerada uma das mulheres mais importantes na história da matemática por revolucionar as teorias sobre anéis, corpos e álgebra. Em física, o teorema de Noether explica a conexão fundamental entre a simetria na física e as leis de conservação.
Aos 18 anos, decidiu estudar matemática na Universidade de Erlangen-Nuremberg – onde seu pai lecionava.
Por ser mulher, a instituição não permitiu que ela se inscrevesse para participar oficialmente do curso, mas a influência de seu pai fez com que Emmy fosse autorizada a assistir às aulas por dois anos. Depois, seu talento abriu portas para a realização de um exame que lhe permitiu iniciar um doutorado na área desejada, tornando-se uma aluna de fato. Anos mais tarde, Noether defendeu sua tese sob a supervisão do também matemático Paul Gordan, tornando-se a segunda mulher a obter um diploma na área de Matemática.
Já em 1915, Emmy foi convidada para fazer parte do departamento de matemática da Universidade de Göttingen, uma instituição renomada internacionalmente como um centro de investigação matemática. Contudo, a Universidade foi contra conceder um posto oficial a Noether e, por isso, ela passou quatro anos dando aulas sob o nome de David Hilbert. Na verdade, esse não foi um nome inventado por Emmy para poder lecionar: ela se apropriou do nome de um colega que, juntamente com Felix Klein, estava trabalhando com a Teoria da Relatividade de Einstein nessa mesma universidade. A dupla convidou Emmy para se juntar a seu grupo de pesquisa, e, quando a universidade se recusou a contratar uma mulher, Hilbert ofereceu seu nome para que a matemática conseguisse pelo menos dar palestrar, mesmo sem remuneração. No entanto, por possuir um talento único para trabalhar com conceitos abstratos e visualizar conexões complexas, Noether conquistou o respeito de seus novos alunos e também do corpo docente.
Noether foi uma das integrantes mais importantes do departamento de matemática Universidade de Göttingen, onde lecionou de 1915 até 1933, grande parte desse período sem receber nenhum tipo de salário. Noether realizou diversos trabalhos que se dividem em 3 períodos: 1° (1908–1919) – contribuiu para a teoria dos invariantes e dos corpos numéricos, cujo trabalho se chama Teorema de Noether. 2° (1920–1926) – escreveu trabalhos que “mudaram a face da álgebra abstrata”. Publicou um artigo denominado Teoria de ideais nos domínios dos anéis, em 1921. 3° (1927–1935) – publicou trabalhos sobre álgebras não comutativas e números hipercomplexos.
“Apesar dos anos em que esteve dedicada a investigação e ao reconhecimento que obteve por outros matemáticos, a vida de Emmy não foi fácil: a misoginia e a discriminação – somente por ser mulher não teve um salário digno – foi o que recebeu em troca de seus conhecimentos e dedicação.”
A mulher que conseguiu mostrar ao mundo que a matemática não tinha segredos para as mulheres, que eram tão capazes quanto os homens também nessa área de estudo e pesquisa, viveu uma vida de luta pelos direitos femininos na academia e é, até os dias de hoje, um exemplo de resiliência, de força de vontade e de batalha pela igualdade de gêneros na academia. Além disso, Emmy superou barreiras que iam além das questões de gênero, pelo fato de ter sido uma judia em uma Alemanha contaminada por uma onda de antissemitismo
Referencias:
http://mulheresnaciencia-mc.blogspot.com/2013/09/emmy-noether.html
https://canaltech.com.br/internet/mulheres-historicas-emmy-noether-a-mais-importante-da-historia-da-matematica-79463/
http://www.pensandoaocontrario.com.br/2013/08/historia-ao-contrario-emmy-noether.html
http://cienciadagarota.blogspot.com/2015/12/emmy-noether-emmy-da-matematica.html https://www.uc.pt/fctuc/dmat/departamento/bibliomat/servicos/copy_of_matematicos/Noether-E
https://www.somatematica.com.br/biograf/amalie.php
PATRAO, Mauro. Uma pequena biografia de Emmy Noether. e-Boletim da Física, v. 4, n. 3.