Austríaca e de família judaica, Lise Meitner como todas mulheres daquela época teve suas dificuldades para ingressar numa universidade, a oportunidade veio no ensino privado com apoio financeiro dos pais.

Foi a segunda mulher a obter o doutorado na Universidade de Vienna, se mudou para Berlim, onde começou trabalhar com o químico Otto Hahn, trabalhou sem remuneração (por ser mulher) quando começou no Instituto Kaiser Wilhelm em Berlim, mas no ano seguinte conseguiu uma posição remunerada. A parceria entre Lise e Otto rederam vários frutos.

Com a descoberta do nêutron no início da década de 30, a comunidade científica começou pensar que poderia ser possível criar elementos mais pesados que o urânio (U238) no laboratório.

Em 1934, os cientistas se concentravam em descobrir novos elementos pesados. Lise e Otto estavam tentando criar novos elementos artificialmente, esmagando nêutrons contra urânio.

A Áustria foi anexada pelo regime nazista, em julho de 1938, Lise teve que fugir. Ela tinha 59 anos quando chegou na Suécia, mas isso não a impediu de continuar sua pesquisa, ela se correspondia com Hahn e ainda naquele mesmo ano, se encontrou com ele em Copenhague, para planejar uma nova série de experimentos.

Lise percebeu que eles não estavam criando um novo elemento, mas que o trabalho deles estava fazendo com que o núcleo de um átomo se separasse e liberasse energia. De longe, Lise descobriu a fissão nuclear, a reação nuclear que libera energia nuclear. Hahn realizou as experiências e publicou a evidência química de fissão sem listar Lise como coautora. Em 1944, Hahn recebe o Prêmio Nobel de Química. Meitner foi ignorada pelo comitê.

Apesar dos percalços, Meitner e Hahn permaneceram amigos até o fim de suas vidas. Lise sentiu por estar associada ao trabalho que levou à bomba atômica. Lise viveu seus últimos anos em Cambridge, Reino Unido, faleceu em 1968.,

Referências

Rachel Ignotofsky, As cientistas: 50 mulheres que mudaram o mundo.

https://abre.ai/cUXv

https://abre.ai/cUXw

https://abre.ai/cUXx

https://abre.ai/cUXy

https://abre.ai/cUXz