Que nada pode viajar mais rápido que a luz?

Teoricamente nada é capaz de viajar mais rápido do que a velocidade da luz no vácuo. Basicamente, nada pode ultrapassar os 299.792.458 metros por segundo ou (arredondando) os 300 mil km/s. Essa ideia foi proposta por Albert Einstein em sua Teoria da Relatividade, que se baseou em estudos anteriores de diversos cientistas para estabelecer que o limite de velocidade universal é o que a luz atinge quando se desloca pelo vazio do cosmos.

“Não é possível deslocar um objeto a uma velocidade superior à da luz porque, resumidamente, a única coisa capaz de mover uma partícula com massa é outra força que viaje a essa velocidade.”  -Antonio Ruiz de Elvira

O problema é que o objeto “empurrado” acabaria ganhando massa quando submetido a grandes velocidades. E, considerando que o ganho aumentaria bastante conforme o corpo se aproximasse da velocidade da luz, em contrapartida, isso interferiria em sua capacidade de deslocamento. Sendo assim, nenhum corpo pode viajar mais depressa do que a força que o empurra adiante.

Na verdade, segundo o que prevê a Teoria da Relatividade, o aumento de massa aconteceria rapidamente conforme a velocidade do objeto se aproximasse à da luz. E, quanto mais próximo desse limite o corpo chegasse, considerando que o ganho de massa aumentaria infinitamente, seria necessária uma força infinita para que o objeto alçasse a velocidade da luz.

A verdade é que esse efeito só é perceptível quando a velocidade é muito, muito alta. Imagine que você pudesse correr a 1,07 bilhão de km/h, o equivalente a 99,9% da velocidade da luz. A essa rapidez estonteante, sua massa cresceria espantosamente, por exemplo um corpo de 80 quilos passaria a ter quase 2 toneladas! Isso acontece porque energia e massa estão intimamente ligadas. De acordo com a célebre fórmula do físico alemão Albert Einstein, E = MC^2 (onde “E” representa a energia e “M”, a massa), se a energia de alguma coisa aumenta, sua massa vai crescer também. O segredo é que, quando um objeto aumenta de velocidade, isso significa justamente que ele ganhou mais energia.

 

Fonte:

https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-nao-pode-haver-velocidade-maior-que-a-da-luz/

https://www.megacurioso.com.br/educacao/104250-voce-sabe-por-que-nada-pode-viajar-mais-depressa-do-que-a-luz.htm