O Projeto
O projeto Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso (MT Ciências) desenvolvido pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia no estado, permitindo o acesso da população mato-grossense através de um circuito itinerante constituído por uma unidade móvel adaptada, tendas anexas e planetário digital, com 32 instalações, as quais abordam áreas do conhecimento multidisciplinar e sensibilizam os visitantes para a importância da ciência e da biodiversidade do estado, valorizando vocações, potencialidades, riquezas e a perpetuação dos valores mato-grossenses, assim oportunizando aprendizagem e entretenimento.
A estrutura do projeto é composta por: 01 unidade móvel (carreta com baú adaptado), dividida em 04 salas de visitação, com 22 instalações e 01 escritório. Na parte externa: 02 tendas infláveis com 10 instalações e 01 planetário digital. A sala 01 denominada de “Sala da Biodiversidade” tem por objetivo apresentar o projeto e sensibilizar os visitantes para a importância da ciência e biodiversidade de Mato Grosso, potencialidades e riquezas através do conhecimento acerca dos biomas que compõem o estado e perpetuação dos valores mato-grossenses.
A sala 02 denominada de “Sala Ciência da Natureza” tem a finalidade de abordar os fenômenos observados na natureza, por meio de experimentos, demonstrando sua relação com os conteúdos de diversas áreas da ciência como: biologia, física e química. A sala 03 denominada de “Sala da luz, imagem e movimento” possui equipamentos onde são evidenciados os aspectos e propriedades da luz, da imagem, do movimento e de fenômenos relacionados.
A última sala de visitação da unidade móvel é a sala 04, onde possui uma estrutura de auditório com projetor 3D. É uma sala versátil e pode ser utilizada, tanto para projeção de filmes, quanto para ministrar oficinas, trocar experiências com os visitantes, dentre outras atividades relacionadas com o projeto.
Na parte externa do circuito, há o planetário digital que atrai os visitantes por proporcionar uma imersão nos vídeos projetados em 360º, os quais abordam assuntos de astronomia. Além dele, há ainda anexado à unidade móvel 02 tendas infláveis com 10 instalações, onde os visitantes são recepcionados e acolhidos no momento em que chegam para visitar o circuito. O projeto conta ainda com kits de robótica, impressora 3D, óculos de realidade virtual, drone, entre outros equipamentos para fomentar a parte tecnológica do projeto, através de oficinas e workshops, ocasionalmente oferecidos. O projeto MT Ciências, que teve seu início, já apresenta resultados qualitativos e quantitativos expressivos.
Em 2018 foram visitados 10 municípios e estima-se que mais de 35 mil pessoas tenham conhecido e interagido com o projeto. No ano seguinte percorreu 11 municípios de Mato Grosso e a capital de Mato Grosso do sul, recebendo a visita de mais de 36 mil pessoas. Esse público é constituído, em sua maioria por alunos e professores os quais são o público alvo do projeto, no entanto, o MT Ciências se expande à toda comunidade de Mato Grosso. A importância e os impactos social, econômico, científico e tecnológico de projetos, como o MT Ciências, são essenciais, pois visam popularizar a ciência a partir da inserção dos indivíduos independentes de grupos (social, econômico e cultural) e lugares, normalmente, situados à margem dos benefícios que o desenvolvimento científico e tecnológico proporciona. Diante da crescente importância que têm adquirido a ciência e a tecnologia para o desenvolvimento e construção de novos conceitos para as sociedades contemporâneas, acredita-se então ser de fundamental importância a promoção de uma cultura científica que propicie melhores condições para a busca do conhecimento.
Dessa forma, o Governo do Estado de Mato Grosso por meio da SECITECI entende o MT Ciências, como mecanismo para promover tanto a cultura mato-grossense, quanto a realização de projetos de divulgação científica, tecnológica e de inovação