O projeto Circuito Itinerante da Ciência de Mato Grosso – MT Ciências desenvolvido pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECITECI, com o objetivo de popularizar a ciência e a tecnologia no estado, permitindo o acesso da população mato-grossense através de um circuito itinerante constituído por uma unidade móvel adaptada, tendas anexas e planetário digital, com 32 instalações, as quais abordam áreas do conhecimento multidisciplinar e sensibilizam os visitantes para a importância da ciência e da biodiversidade do estado, valorizando vocações, potencialidades, riquezas e a perpetuação dos valores mato-grossenses, assim oportunizando aprendizagem e entretenimento. 

A estrutura do projeto é composta por: 01 unidade móvel (carreta com baú adaptado), dividida em 04 salas de visitação, com 22 instalações e 01 escritório. Na parte externa: 02 tendas infláveis com 10 instalações e 01 planetário digital. A sala 01 denominada de “Sala da Biodiversidade” tem por objetivo apresentar o projeto e sensibilizar os visitantes para a importância da ciência e biodiversidade de Mato Grosso, potencialidades e riquezas através do conhecimento acerca dos biomas que compõem o estado e perpetuação dos valores mato-grossenses.
A sala 02 também denominada de “Sala Ciência da Natureza” tem a finalidade de abordar os fenômenos observados na natureza, por meio de experimentos, demonstrando sua relação com os conteúdos de diversas áreas da ciência como: biologia, física e química. A sala 03 também denominada de “Sala da luz, imagem e movimento” possui equipamentos onde são evidenciados os aspectos e propriedades da luz, da imagem, do movimento e de fenômenos relacionados.
A última sala de visitação da unidade móvel é a sala 04, onde possui uma estrutura de auditório com projetor 3D. É uma sala versátil e pode ser utilizada, tanto para projeção de filmes, quanto para ministrar oficinas, trocar experiências com os visitantes, dentre outras atividades relacionadas com o projeto.
Na parte externa do circuito, há o planetário digital que atrai os visitantes por proporcionar uma imersão nos vídeos projetados em 360º, os quais abordam assuntos de astronomia. Além dele, há ainda anexado à unidade móvel 02 tendas infláveis com 10 instalações, onde os visitantes são recepcionados e acolhidos no momento em que chegam para visitar o circuito. O projeto conta ainda com kits de robótica, impressora 3D, óculos de realidade virtual, drone, entre outros equipamentos para fomentar a parte tecnológica do projeto, através de oficinas e workshops, ocasionalmente oferecidos.
O projeto MT Ciências, apesar de ter iniciado há 01 ano, já apresenta resultados qualitativos e quantitativos expressivos. Em 2018 foram visitados 10 municípios e estima-se que mais de 35 mil pessoas tenham conhecido e interagido com o projeto. Esse público é constituído, em sua maioria por alunos e professores os quais são o público alvo do projeto, no entanto, o MT Ciências se expande à toda comunidade de Mato Grosso. A importância e os impactos social, econômico, científico e tecnológico de projetos, como o MT Ciências, são essenciais, pois visam popularizar a ciência a partir da inserção dos indivíduos independentes de grupos (social, econômico e cultural) e lugares, normalmente, situados à margem dos benefícios que o desenvolvimento científico e tecnológico proporciona. Diante da crescente importância que têm adquirido a ciência e a tecnologia para o desenvolvimento e construção de novos conceitos para as sociedades contemporâneas, acredita-se então ser de fundamental importância a promoção de uma cultura científica que propicie melhores condições para a busca do conhecimento.
Dessa forma, o Governo do Estado de Mato Grosso por meio da SECITECI entende o MT Ciências, como mecanismo para promover tanto a cultura mato-grossense, quanto a realização de projetos de divulgação científica, tecnológica e de inovação.

Leitor de Página Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support