A descoberta dos vírus #2

      Você sabia que os cientistas foram capazes de descobrir os vírus indiretamente, muito antes de conseguirem ver esses organismos?
Em 1883, um cientista alemão descobriu que poderia transmitir a doença do mosaico do tabaco esfregando a seiva extraída de uma planta doente para uma planta saudável, acreditando que essa doença poderia ser causada por uma bactéria incomum e invisível ao microscópio 🔬.
Mais tarde, uma década depois, um biólogo russo filtrou a seiva de folhas de fumo infectadas para remover as bactérias, só que após a filtragem, a seiva ainda produzia a doença do mosaico.
Após isso, um botânico holandês realizou vários experimentos mostrando que o agente infeccioso encontrado na seiva filtrada podia se reproduzir, esse cientista então, imaginou uma partícula muito menor e mais simples que uma bactéria, sendo o primeiro a enunciar o conceito de vírus.
Já em 1935, um cientista americano conseguiu cristalizar a partícula infecciosa, agora conhecida como o vírus do mosaico do tabaco (TMV, tobacco mosaic virus) e posteriormente o TMV e vários outros vírus foram observados com o auxílio do microscópio eletrônico.

Por Camila Oliveira,
Bióloga,
Mestre em Biologia Molecular.

Fonte: Biologia de Campbell, 10ed, 2015.

#mtciencias #fiqueemcasa #coronavirus #covid19 #sars-cov-2