Coronavírus #5

Você já se perguntou porquê CORONAVÍRUS?
Porque essa família de vírus tem a característica semelhante a uma coroa.

Coronavírus são vírus de RNA, com envelope, que causam doença respiratória de gravidade variável, de resfriado comum a pneumonia fatal.
Só recentemente parece que tomamos ciência do Coronavírus, certo?
Mas você sabia? Diversas espécies de Coronavírus já foram identificadas em camundongos, ratos, galinhas, perus, porcos, cães, gatos, coelhos, cavalos, vacas e claro, nós seres humanos, claro. Em humanos e aves, os Coronavírus causam principalmente infecções do trato respiratório, enquanto que, nas espécies porcinos e bovinos estabelecem infecções entéricas que resultam em graves perdas econômicas.
Embora se tenha registro já em 1912 de peritonite infecciosa em felinos relacionada ao Coronavírus, os primeiros Coronavírus humanos foram isolados pela primeira somente vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como Coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa, sendo, portanto, reconhecidos como patógenos responsáveis por doenças humanas (resfriado comum). Porém em 2002 os Coronavírus humanos (HCoVs) receberam atenção em todo o mundo com o surgimento da síndrome respiratória aguda grave (SARS, do Inglês Severe Acute Respiratory Sundrome), produzida por um Coronavírus (SARS-CoV), que infectou mais de 80 mil pessoas em 32 países levando a morte mais de 38 mil. Com o aumento da pesquisa sobre essa espécie de vírus, logo levou a descoberta de outro Coronavírus humano (HCoV-NL63), prevalente em 7% dos pacientes hospitalares e associada a bronquiolite e, possivelmente, conjuntivite. Os coronavírus mais comuns que infectam os humanos são o alpha Coronavírus 229E e NL63 e beta Coronavírus OC43, HKU1, porém algumas espécies podem causar doenças graves com impacto importante em termos de saúde pública, como a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS,), identificada na China em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS), identificada em 2012.
Atualmente enfrentamos uma grande pandemia causada por um Coronavírus, o SARS-CoV-2, também chamado de NOVO Coronavírus (COVID-19), descoberto em dezembro de 2019 após ter casos registrados na China.
Até o momento essa pandemia já atingiu 6 continentes, infectando mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo e totalizando mais de 350 mil mortes.

Por Marilene Borges,
Bióloga,
Mestre em Ciências da Saúde.

Fonte: Coronavirus Genome Structure and Replication. D. A. Brian & R. S. Baric, pp 1-30 &
https://covid19.who.int/Acesso 27/05/2020.