O que é ciência? #3

Na Filosofia há considerável discussão sobre o que é ciência, e neste meio acham-se várias definições de ciência, e várias considerações sobre sua abrangência. A palavra ciência, no seu sentido estrito, se opõe à opinião, e ao dogma, ou a afirmações de natureza arbitrárias. No entanto a relação entre a opinião de um lado e a ciência do outro não é estritamente sistemática.
O discurso científico se opõe à superstição e a ignorância. Contudo, a opinião pode transformar-se num objeto de ciência, ou mesmo uma disciplina científica à parte. A Sociologia da ciência analisa esta articulação entre ciência e opinião. A ideia de ciência com o objetivo de produzir conhecimento é problemática para alguns, vários dos domínios reconhecidos como científicos não têm por objetivo a produção de conhecimentos, mas a de instrumentos, máquinas, de dispositivos técnicos. Terry Shinn assim propôs a noção de “investigação técnico-instrumental”. Os seus trabalhos com Bernward Joerges a propósito da instrumentação assim permitiram destacar que o critério científico não é atribuído unicamente às ciências do conhecimento. O significado da palavra ciência conforme definida no século XX e XXI é a da instituição da ciência, ou seja, o de conjunto das comunidades científicas que trabalham para melhorar o saber humano e a tecnologia, incluso nesta acepção considerações de natureza internacional, metodológica, ética e política.

Por Mateus S. de oliveira, Físico.

Fontes:
Singh, Simon. Ciência é o que você sabe. Filosofia é o que você não sabe. & A filosofia da ciência é tão útil para o cientista quanto a ornitologia para os pássaros. Big Bang (pág. 459.). Papa Jean-Paul II. redefinindo relação ciência-religião assim: “A fé e a razão estão como duas asas que permitem ao espírito humano se criar para a contemplação da verdade.” ; Fides et Ratio (1998).