O que é ciência? #4

Segundo o epistemologista André Pichot, é “utópico querer dar uma definição a priori da ciência”.
É contudo verificável que o método científico preserva os traços mais importantes, tanto da postura empirista como da realista. A saber identifica-se facilmente, nas teorias científicas modernas e no método, a existência obrigatória de um conjunto de fatos empíricos, e a obrigatoriedade do teste experimental, a previsibilidade de fenômenos ou fatos ainda desconhecidos, a causalidade, os mecanismos que implicam a relação de causa efeito, e vários outros.
Em resumo, verificado que os dois juntos funcionam harmonicamente, se é a teoria que determina a observação (realismo), ou a observação que determina a teoria (empirismo). Pelo menos para a ciência não importa. O problema de se determinar o início e o fim de uma curva fechada (o método científico é descrito por um diagrama fechado) não é um problema para a ciência, quer seja este um problema filosófico, quer não.

Por Mateus S. de oliveira, Físico.

Fontes:
Singh, Simon. Ciência é o que você sabe. Filosofia é o que você não sabe. & A filosofia da ciência é tão útil para o cientista quanto a ornitologia para os pássaros. Big Bang (pág. 459.).

Papa Jean-Paul II. redefinindo relação ciência-religião assim: “A fé e a razão estão como duas asas que permitem ao espírito humano se criar para a contemplação da verdade.” ; Fides et Ratio (1998).

Joerges, Bernward e Shinn, Terry ; Instrumentation between Science, State and Industry ; Kluwer Academic Press, Dordrecht, 2001.