O que é ciência? #5

O método científico é definido por um conjunto de regras para a obtenção do conhecimento durante a investigação científica. É pelas etapas seguidas que se cria um padrão no desenvolvimento da pesquisa e o pesquisador formula uma teoria para o fenômeno observado. E podemos elencar em um processo cíclico as etapas do método científico como: observação, questionamento, hipótese, experimento, resultados e conclusão.
Os cientistas usam o termo teoria científica (ou modelo científico) para referir-se a uma ou um conjunto de construções abstratas ou mesmo materiais construídas sobre hipóteses cientificamente corroboradas que permitam estabelecer uma representação de um dado objeto ou fenômeno, geralmente mas não obrigatoriamente específico em estudo. Sua construção têm por fim, uma melhor compreensão do fenômeno ou objeto modelado. Os modelos são elaborados a partir da coleta de dados (fatos) e observação cautelosa, e construídos de forma que possam ser usados para inferir características e fazer predições testáveis por experimento ou observação. Os testes e observações são contudo executados sobre o objeto ou fenômeno em si, e não sobre o modelo, e os resultados são usados para aprimorar tanto a teoria associada como os modelos em si. Em modelos científicos, é certamente obrigatório que a metodologia empregada esteja em pleno acordo com a metodologia científica. Os modelos, assim como as hipóteses e fatos científicos associados, também integram, certamente, as teorias científicas, sendo em verdade tão essenciais às teorias quanto os demais.
Ao fim do raciocínio é possível até mesmo interpretar as teorias científicas como grandes e sofisticados modelos acerca da natureza. O eterno trabalho de aperfeiçoá-los cada vez mais, quer em detalhes quer em abrangência, constitui o principal objetivo da ciência e a labuta diária dos cientistas.

Por Mateus S. de oliveira, Físico.

Fontes:
Singh, Simon. Ciência é o que você sabe. Filosofia é o que você não sabe. & A filosofia da ciência é tão útil para o cientista quanto a ornitologia para os pássaros. Big Bang (pág. 459.).